+55 27 99721-8703 contato@MEenergia.com.br

Como funciona a energia solar?

Os painéis solares captam a luz externa gerando energia elétrica, que é convertida por equipamentos chamados inversores solares e distribuída para utilização.

Nossos sistemas se baseiam no formato on-grid, que é conectado diretamente na rede elétrica. Além disso, todos os nossos inversores possuem memória interna com capacidade de armazenamento de dados de 25 anos e são equipados com telemetria que se conecta por meio de Wi-fi ou 5G, nativos.

Economize em até 95% nas sua conta de energia.

Tenha liberdade e indepência energética.

Valorize seu imóvel, tornando-o sustentável.

Energia Limpa, Sustentável e 100% Renovável!

O sistema fotovoltaico conectado a rede não precisa de baterias, o que o torna muito mais viável financeiramente.

Quando a energia solar gerada em determinado período superar o consumo, o excedente é enviado à rede de energia da concessionária. Esse excedente é contabilizado e gera créditos energéticos para o consumidor.

É como se o “relógio” medidor de energia girasse ao contrário, pois nesse momento você passa a ser o fornecedor de energia para a rede pública.

Em períodos em que a geração de energia solar for inferior ao consumo, a rede pública fornece a energia necessária e abate dos créditos que o consumidor acumulou, de modo que você não paga por essa energia.

Além de poder instalar o sistema de energia solar fotovoltaica no mesmo imóvel em que você consome, você também pode gerar energia em um endereço e consumir em outro!

Para obter a máxima eficiência do sistema, os painéis são sempre instalados com inclinação próxima ou igual à latitude do local e voltados para o Norte.

\

Durante o dia, a luz solar que incide sobre os painéis é absorvida e convertida em energia elétrica, corrente contínua (CC).

\

O inversor on-grid capta a corrente contínua e a transforma em corrente alternada (CA) que pode ser consumida.

\

A corrente alternada (CA) é então consumida na residência ou empresa, gerando energia para lâmpadas, eletrodomésticos, máquinas e outros.

\

O excedente de energia gerada é injetada na rede de distribuição por meio de um distribuidor bidirecional, gerando créditos que podem ser utilizados em até 60 meses.

Economia Imediata

\

REDUÇÃO NA CONTA

Você pode pagar somente a tarifa mínima.

\

PROTEÇÃO CONTRA REAJUSTES

Fique despreocupado com as bandeiras tarifárias.

\

VALORIZAÇÃO DO SEU IMÓVEL

A energia fotovoltaica valoriza seu imóvel em até 10%.

\

BAIXO CUSTO DE MANUTENÇÃO

Não requer custos operacionais.

Investimento com retorno garantido!

Entenda sobre o sistema de energia solar fotovoltaico!

Investir em energia solar em casa, empresa ou propriedade rural significa zerar a conta de energia?

Não. Você pode zerar é o consumo da energia da distribuidora, mas como você permanecerá conectada a ela, a empresa lhe cobrará um valor mínimo (Custo de Disponibilidade), além da taxa de iluminação pública. Oque poderá em alguns casos reduzir em até 95% da conta de Energia Elétrica.

Como funciona a energia solar à noite?

O processo de geração da energia ocorre com a incidência de irradiação solar, portanto a energia gerada durante o dia poderá ser armazenada em baterias ou lançada na rede da distribuidora e utilizada durante a noite.

Os sistemas conectados à rede elétrica são permitidos pela concessionária?

Sim. Inclusive há uma Resolução Normativa da ANEEL (482/2012) que trata inteiramente sobre sistemas de microgeração conectados à rede elétrica. As concessionárias não só devem permitir como têm prazos máximos definidos para avaliação e autorização dos sistemas.

É possível vender o excedente de energia para a concessionária da região?

Não. O excedente se transforma em créditos em quilowatt-hora para ser utilizado em até 60 meses, conforme a Resolução Normativa 687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

É possível monitorar a produção de energia solar?

Sim. Por meio de um inversor fotovoltaico que possa ser conectado à Internet. Dessa forma, é possível acompanhar a produção em tempo real, inclusive por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

É necessária alguma adaptação em minha casa ou empresa?

Na maioria das instalações não, você pode utilizar a fiação elétrica já existente da sua casa ou empresa, bem como o seu telhado ou laje para fixação dos painéis. Porém em alguns casos onde o telhado não tiver uma orientação para o Norte ( linha do equador) faremos os cálculos de análise após a visita técnica para verificar se a diferença da geração e o investimento sofrerá alguma variação, neste caso se for necessário alguma adaptação, sempre será analisado o melhor custo-benefício para o cliente, por exemplo, é mais em conta adicionar alguns painéis ou fazer uma estrutura para orientar os painéis?

Qual a diferença entre W, Wp, Wh e kWh?

W (Watt) é uma unidade de medida para potência (equivalente a um Joule por segundo); Wh (Watt-hora) é uma unidade de medida de energia gerada. Ex: Um equipamento elétrico de 20 W de potência ligado por 3 horas equivale a 60 Wh (20 x 3); Wp (Watt-pico) é a unidade de medida utilizada para os painéis fotovoltaicos. Essa medida apresenta potência máxima que um painel pode fornecer em condições ideais, reproduzidas em laboratório e kWh (quilo-Watt-hora) é a unidade de medida de energia, da conta de luz. O “k” corresponde a 1000, ou seja 1 kWh se refere a 1000 Wh.

Qual a diferença de sistemas Off-Grid e Grid-tie?

Estes dois termos se referem à ligação, ou não, do seu sistema de geração de energia solar à rede de distribuição de energia elétrica de sua região. Grid-tie: é o nome dado a um sistema que funciona conectado à rede elétrica, dispensando baterias de armazenamento. Off-grid: é o nome dado a um sistema que funciona desconectado da rede elétrica, dependendo de baterias para funcionar adequadamente.

Onde posso instalar um sistema fotovoltaico?

O mais comum é instalar o sistema no telhado de edificações porque ocupa uma área que não seria utilizada para outro fim e reduz os riscos de sombreamento no sistema. Ao instalá-los sobre o telhado, você tem ainda a vantagem de poder utilizar a instalação elétrica da edificação como interface entre o gerador solar e a rede elétrica pública.

Qual a vida útil do sistema?

Estudos apontam, que em média, desde que sejam feitas as corretas manutenções, um sistema fotovoltaico conectado à rede tem uma vida útil de 25 anos. Após este período ele continua funcionando. Provavelmente produzindo 20% menos energia do que no primeiro dia que você comprou (a vida útil dos painéis pode chegar a 50 anos se for bem feito) Eles tem uma degradação natural onde eles perdem, em média, 0,7% de sua eficiência por ano. A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% em 25 anos. Em nosso cálculo já descontamos este percentual para que você possa usufruir do sistema o máximo da vida útil garantida pelo fabricante!

Como faço para instalar um sistema fotovoltaico em minha casa/empresa?

O projeto de instalação e de conexão à rede de um micro ou minigerador fotovoltaico deve ser realizado por uma empresa com experiência comprovada nessa área. Assim, o primeiro passo é entrar em contato conosco! Vamos conversar?

Energia limpa, sustentável e renovável!

O uso de energias renováveis estão em um crescimento vertiginoso em todo mundo e a energia solar avança como uma das matrizes que mais crescem neste ramo.

Energia limpa, silenciosa, renovável, que faz bem para ao meio ambiente e para sua economia.

Entre para este Mundo Energético. Seja ME!

Converse com os nossos especialistas